quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Minha opinião de consumidor insatisfeito - Chevrolet mylink.

Gostaria de agradecer você que está aqui neste blog, provavelmente você está com a mesma dúvida que eu tinha quando comprei meu carro. Eu fiquei entre o Etios sedan da toyota, o HB20s da hyundai e o Prisma LTZ da chevrolet. Acabei optando pelo prisma LTZ e um dos motivos sem dúvida foi o MYLINK.

Vou explicar com o maior número de detalhes possíveis o que me levou ao total descontentamento. Antes disso preciso dizer que eu não quero influenciar sua opinião.. Quero que leia até o final e tire suas próprias conclusões. Outra coisa importante é que eu não estou divulgando aqui nenhum produto nem serviço... A única finalidade deste blog é expor a todos meu direito de opinião e expressão garintidos pela constituição nacional. Vamos lá.
disponível em: http://www.chevrolet.com.br/universo-chevrolet/mylink.html

APRESENTAÇÃO MYLINK NA CONCESSIONÁRIA

Quando eu fui até a concessionária chevrolet conhecer os modelos de automóveis logo no primeiro momento gostei muito do prisma! O motivo para mim é que o carro é lindo e elegante por fora e bastante esportivo por dentro. A primeira coisa que o vendedor mostrou em seu interior é óbvio que foi o MYLINK.
No primeiro contato com o MYLINK é óbvio que você fica empactado.. Afinal, eu como um apaixonado por tecnologia achei sensacional um touch no carro e livrar-me dos botões. O vendedor da uma geralzinha porca no MYLINK "ele reproduz música, vídeo, conecta telefone por USB, faz ligações e conecta agenda do celular por Bluetooth, controla configurações do veículo, tem GPS integrado via app bringgo que custa R$ 2,00"... Nossa que legal... e o melhor é que o valor está incluso no veículo! É de fábrica!!! HUUUUUUUUMMMM... então tá...

No site da chevrolet, na página do mylink existem diversas informações que não condizem com a realidade, como dizer por aí é a propaganda a alma do negócio:


tão melhor que me fez sentir saudade do toca fita!
banner disponível em: http://www.chevrolet.com.br/universo-chevrolet/mylink.html



confesso que tenho vontade de rir quando eu leio estas pérolas da GM
imagem disponível em: http://www.chevrolet.com.br/universo-chevrolet/mylink.html

Vamos ser sinceros. O marketing da chevrolet aplicado ao MYLINK é muito bom! eles sabem vender o peixe. Vamos continuar para a segunda página.

SEU CARRO E VOCÊ TOTALMENTE CONECTADOS. SERÁ?

Esta página da chevrolet a seguir, tem os dados do MYLINK um pouco mais detalhados, como os APPS que o mylink suporta, dispositivos de mídia, telefone etc... É muito importante você ler esta página para entender as reclamações que virão a seguir.  Então recomendo que você acesse o link e leia todas as informações. Para garantir que o site não foi modificado quando você acessá-lo vou salvar um print completo da página.
para visualizar a imagem basta clicar nela. para salvar bastar clicar com botão direito e salvá-la
data da imagem: 04/10/2014 | link:  http://www.chevrolet.com.br/universo-chevrolet/mylink/byom.html

QUE SAUDADE DO TOCA-FITAS. COMO REALMENTE FUNCIONA O MYLINK

Primeiramente quero citar um texto do site da chevrolet, e refletir um pouco sobre propaganda enganosa. Será que é este o caso? Não sei... Só proponho uma reflexão.

O inovador sistema multimídia MyLink é a nova referencia de tecnologia no segmento. Ele possui um software inteligente que conversa claramente com qualquer aparelho que você tenha, seja por bluetooth ou USB, assim você conecta o seu dispositivo pessoal favorito com todas suas músicas e informações.

Existem vários tipos de propaganda enganosa. Uma delas caracteriza-se pelo descumprimento da oferta pelo fornecedor e dá ao consumidor o direito de exigir, entre as seguintes alternativas, a que melhor lhe convier (art. 35, Código de Defesa do Consumidor):
- o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta;
- outro produto ou outra prestação de serviço equivalente;
- a rescisão do contrato e a devolução do valor pago, acrescido da devida correção monetária.
É resguardada também a reparação por eventuais perdas e danos (arts. 6º, VI, e 35, Código de Defesa do Consumidor).


Você tem algum problema ou procura saber quais os problemas do mylink? Será que realmente cabe a reclamação do MYLINK? Isso é você quem deve decidir e procurar os seus direitos. Vou mostrar agora os pontos negativos que eu identifico no meu MYLINK e as informações sobre ele fornecidas(quase nenhuma) pela chevrolet.

1 - O QUE VOCÊ ESTÁ COMPRANDO?
Quando você adquire o automóvel vem um panfletinho dando algumas informações porcas do funcionamento do MYLINK. No manual do automóvel é mesma coisa. A pergunta é, o que você está comprando? O que realmente é o aparelho... Quais suas especificações técnicas??


1.1.       Que marca/empresa fabrica o mylink?
Não é a chevrolet que fabrica o mylink. Eles terceirizam a produção com uma fabricante de som automotivo e incorporam o item ao veículo. Por que saber o fabricante? Por vários motivos oras, o principal é que você pagou pelo item! Você quer pesquisar sobre a qualidade, sobre a idoneidade do fabricante, dados técnicos dentre outras mil coisas e sem saber isso simplesmnte não pode.

1.2.       Qual é a memória interna disponível no mylink.
Você pluga um dispositivo USB(poucos funcionam), utiliza o smartphone pelo Bluetooth e não sabe nem quanto de memória interna o mylink tem? A memória interna do dispositivo é a responsável por pré-carregar os aplicativos, músicas e os demais itens que estão sendo processados. Esta informação é vital para qualquer dispositivo eletrônico seja ele qual for.


1.3.       Qual é o sistema que o mylink usa? É android? É próprio? QUAL!
Você compra um aparelho principalmente pela qualidade do sistema que ele trabalha. No caso do mylink não é diferente. Mesmo a chevrolet não disponibilizando nenhuma informação há rumores que o mylink trabalha com WINDOWS CE! Fala sério!!!



1.4.       Exatamente que tipo de dispositivos USB o mylink suporta?
No site da chevrolet como já vimos acima, além de dizer que o MYLINK é inteligente e trabalha com qualquer dispositivo, informa também que para você assistir seus vídeos, ver suas fotos, escutar suas músicas etc basta você conectar seu dispositivo na entrada USB ou auxiliar
"Conecte um dispositivo nas entradas USB ou Aux-in". Que maravilha! Eu posso plugar qualquer dispositivo e o mylink irá reconhecer afinal ele é inteligente e conversa com qualquer aparelho certo? ERRADO.
Quando eu comprei o meu prisma LTZ, eu tinha um celular simples, um samsung galaxy Y. Achei que o aparelho era velho por isso o mylink não funcionava direito... Nele funcionava o android 2.3(muito velho mesmo) mas funciona a leitura de arquivos e do meu cartão de memória pelo USB do MYLINK.. porém não funcionava o bringgo por exemplo. Fui obrigado a comprar um celular mais moderno(sony z1 android 4.4.4) para rodar os apps no MYLINK. A surpresa é que o MYLINK não reconhece sistema de pastas via USB dos dispositivos com android acima do 2.X... VERGONHOSO!!!!
Se você tem um carro com MYLINK e não funciona a leitura de pastas pelo USB saiba que você tem direito de reclamar o funcionamento deste item.
O fato é que o mylink generaliza qualquer aparelho. Se você tiver uma batedeira USB ou Bluetooth ele tem que cumprir com o que promete e se comunicar com o aparelho, caso contrário poderá até se enquadram como propaganda enganosa... como visto acima.

1.5.       Qual é a especificação da saída de energia/amperagem da porta USB do mylink?
Nossa, mas você é muito chato cara! Para que você quer saber uma informação destas? É muito simples. Você sabia que o mylink tem que dar a carga mínima aos aparelhos que você plugar nele? É mesma coisa que você plugar seu smartphone no USB do seu computador.. vai acender o ícone de carregamento o e aparelho vai receber a carga mínima de energia.
O que acontece é que o mylink é tão mau feito que pode ou não funcionar em diferentes dispositivos. No meu caso eu testei vários smartphones diferentes, e a maioria funciona.. Mais uma vez eu levei toco, comprei um smartphone moderno e mylink não reconhece nem da carga mínima pelo USB..
inclusive testei isso na frente do mecânico da chevrolet. A resposta deles é o que mais me deixa indignado.. eles simplesmente informam que é assim, não tem atualização de software, mesmo que tenha software o hardware não pode ser modificado, enfim, não tem o que fazer. COMO ASSIM PORRA! EU PAGUEI POR ESSA MERDA E QUERO QUE FUNCIONE.

1.6.       Qual o máximo de memória de um dispositivo USB que o mylink suporta?
Essa informação é interessante. A tecnologia não é brincadeira.. Hoje já existe por exemplo pendrive de 1TB(1 terra byte. 1mil pendrives de 1GB).. Preço e disponibilidade não importa o que importa é que amanhã pode ser comum e eu posso ter esse meu prisma por 3, 4, 5 anos... Então qual o tamanho máximo de um dispositivo que suportado pelo MYLINK? Eu não sei. O mecânico da chevrolet me disse que o máximo de leitura é dispositivo de apenas 8GB, já o atendimento por telefone me informou que é 32GB. Mesmo assim pensando no futuro acho pouco, porque pendrives e cartões micro SD de 128GB já são comuns hoje. 



1.7.       Quais sistemas de arquivos o MYLINK reconhece? (FAT, NTFS, EXT...)
Este também é um ponto importantíssimo para você que tem ou está pesquisando sobre o MYLINK antes de comprar um carro. O sistema de arquivos a grosso modo é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao dispositivo de memória. Existem diferenças significativas entre eles e vou explicar qual é o problema.
O MYLINK usa o sistema de arquivos FAT, que é lá dos meados do windows 95.. sim é verdade não é piada! pelo menos espero que seja o FAt32, que é menos pior... O FAT trabalha com tamanho máximo de alocação, exemplo, você tem um pendrive de 4GB pode instalar o fat tranquilamente, pois o fat trabalha com o tamanho máximo de um único arquivo com até 4gb. Você pode colocar suas musicas fotos etc normalmente.
Já o NTFS trabalha com arquivos maiores, exemplo, você tem um pendrive de 32GB formatado com NTFS... O MYLINK nem vai reconhecer este pendrive. Você vai ter que formata-lo em FAT para poder usar. Mas dai não poderá por exemplo colocar um show nem outro arquivo superior a 4GB no pendrive por que dai o pendrive não aceita... Se você quer pegar aquele filme com seu amigo e só esta com o pendrive do carro se ferrou... vai ter que formatar em NTFS para suportar os arquivos grandes... Ou seja, facilidade ZERO... extremamente ridículo. Se realmente o mylink usa o sistema microsoft CE o mínimo que deveria trabalhar é FAT32 e NTFS. VERGONHOSO.

1.8.       Como funciona a leitura de pastas do MYLINK:
Este é o meu ponto de grande stress no MYLINK. A navegação dele é muito BURRA.. Não tem nada de inteligente que tanto citam no site. Escolher, filtrar, configurar é um saco! Vamos ver algumas coisas abaixo:
1.8.1.    Quantos diretórios o MYLINK reconhece?
Todo sistema de som como o mylink tem um limite de diretórios. Qual é este limite? não sei. Não adianta ter 5 mil pastas no pendrive se não lê todas elas.

1.8.2.    Quantas subdiretórios o MYLINK reconhece?Todo sistema de som como o mylink tem um limite de subdiretórios. Qual é este limite? não sei. Não adianta ter 5 mil subpastas no pendrive se não lê todas elas.

1.8.3.    Quantas músicas o MYLINK reconhece?Todo sistema de som como o mylink tem um limite de arquivos. Qual é este limite? não sei. Não adianta ter milhares de arquivos mp3 se não reconhece todos eles.

1.8.4.    Que tamanho de vídeo mínimo e máximo o MYLINK reconhece?
Que tamanhos de arquivos de mídia o MYLINK reproduz? 1mb a 100GB? Não sei.. A chevrolet não informa nada referente a estas especificações do produto.

1.8.5.    Tocar todas as músicas de um mesmo artista?
Você tem várias pastas no seu pendrive e provavelmente estará separado por artistas. Cada pasta de artista pode ter várias subpastas(álbuns etc). O MYLINK tem uma opção para selecionar as músicas por artistas, o problema é que não funciona como deveria. Quando você escolher o artista deveria tocar todas as músicas dele, porém o que ocorre é que o MYLINK só filtra as pastas, exemplo, você escolhe o artista irá aparecer as pastas dos álbuns e não tocar as músicas, você clica em uma pasta/álbum e assim vai navegando até o último diretório da listagem, só então você pode clicar na música para tocar.. Nem preciso dizer o quão TOSCA é esta funcionalidade.


1.9.       Opções mínimas de configuração (equalizador e outros ajustes)
Simplesmente não há este tipo de configuração no MYLINK.



1.10.   Quais são os sistemas android reconhecidos pelo mylink via USB?Como dito acima, o MYLINK não reconhece o sistema android acima da distribuição 2.X. Está informação é crucial para que você saiba se seu telefone será realmente compatível com o mylink da forma que deveria. Não obtive esta informação junto a chevrolet. 

 1.11.   SISTEMA TRAVADOo é BLOQUEADO, e se você fizer qualquer alteração pode perder a garantia. Qual é o ruim disso? São vários, como você ficar preso aos apps que a chevrolet determina, como é o coso do GPS. Não poder utilizar funções do MYLINK com o veículo em movimento dentre outras.


32 comentários:

  1. Vou só comentar o fato de parecer assustador o fato de a chevrolet não ser uma empresa de manufatura do mylink. Deixa eu te contar um segredo: NENHUMA montadora do mercado CRIA e/ou PRODUZ os seus sistemas de SOM e/ou VÍDEO. Digo mais, as montadoras produzem APENAS o chassi e mais uma ou duas peças do carro, NO MÁXIMO! O resto das peças são feitas em seus fornecedores localizados em seu próprio pátio. Isso mesmo, dentro da própria montadora estão instalados as fábricas das peças que fornecem. O mylink é limitado SIM, obsoleto SIM e insatisfatório em alguns aspectos, mas foram as especificações que a GM aceitou ter em seus carros, apenas por questão de custos. :)

    ResponderExcluir
  2. Só o fato de não ter leitor de DVD já é uma grande desvantagem

    ResponderExcluir
  3. Só o fato de não ter leitor de DVD já é uma grande desvantagem

    ResponderExcluir
  4. Alguém. Ja entrou na justiça. E ganhou ? To qurendo abrir um processo muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Não adianta melhor arrancar o aparelho e colocar um aftermarket bom q tenha android auto e resolver o problema. Mylink claramente não foi feito para "nos".

    ResponderExcluir
  6. Tudo nele e enganoso, sem falar que pagamos tb (no caso da spin) muito mais caro por um carro que não chega nem aos pés da ZAFIRA.

    ResponderExcluir
  7. Decepção, não recomendo essa droga de mylink...decepcionado...vou trocar de carro so por isso!

    ResponderExcluir
  8. Decepção, não recomendo essa droga de mylink...decepcionado...vou trocar de carro so por isso!

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha uma bmw com o sistema da propria bmw. Troquei por um cruze com mylink, desculpem me os revoltados o sistema é muito bom. Comparando com o da ford com o da honda e mesmo com o da bmw e audi o mylink nao perde em nada. Sistemas externos tb usam windows CE, os com android travam com frequência. Qto a nao ter dvd ou cd... sinceramente estamos em 2016... alguem ainda usa isso? O android auto s o carplay funcionam Perfeitamente. Como tenho anos de contato com sistemas de som automotivo falo que poucos tem essa qualidade... melhores conheco o da land rover e o da mini

    ResponderExcluir
  10. Quem não sabe usar reclama mesmo, agora se desbloquear a tv digital e a função de vídeo em movimento e um pen drive cheio vídeos e filmes fica beleza né? Vamos ser curiosos e explorar os recursos galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ????? Explorar recursos desbloqueando? Além de contra a lei dirigir com vídeo por exemplo, não é este o intuito do blog. Se Você leu percebeu que é simplesmente reclamar de propaganda enganosa, venda casada etc. Simples assim

      Excluir
  11. Tenho um pen drive com 06 pastas, ele o Mylink ler todas as pastas, mas quando abro as pastas não aparece nem a metade das músicas de cada pasta... Decepção... tenho uma caixinha importada que comprei na feira por R$ 80,00 reais que lê todas as minhas músicas... Tome vergonha na cara chevrolet....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive a mesma impressão q a sua por 1 semana, meu pendive tinha umas 880 musicas e aparecia 220. botei no pc e tirei fotos de pastas pra ver q musicas faltava e dai q me dei conta q aparecia 1/220 nas musicas era a pagina 1 e não a musica 1. vc rola abaixo e a pagina 2 ja pula pra musica 5, então são 220 paginas de 4 musicas q são as 880. veja se não seu caso tb

      Excluir
  12. Tenho um pen drive com 06 pastas, ele o Mylink ler todas as pastas, mas quando abro as pastas não aparece nem a metade das músicas de cada pasta... Decepção... tenho uma caixinha importada que comprei na feira por R$ 80,00 reais que lê todas as minhas músicas... Tome vergonha na cara chevrolet....

    ResponderExcluir
  13. realmente, o sistema de som do cruze, em especial o sistema do pendrive/usb é UMA BOSTA COMPLETA... é inacreditável que nos dias atuais ainda façam algo tão ruim e coloquem em um carro... lamentável

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe dizer se ele pega DVD externo

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe dizer se ele pega DVD externo

    ResponderExcluir
  16. Não é de todo ruim, o problema é que vem bloqueado. Desbloqueie o vídeo em movimento e faça o espelhamento do celular. No clube do onix tem ensinando como fazer. O mylink é mediano, mas não é ruim. E não pega DVD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o problema sério do mylink é não ter GPS nativo. Tantos programas GPS consagrados aí no mercado e eles criaram uma espécie de pareamento com o BringGo (até eu ter o mylink nunca tinha ouvido falar nesse troço). Um GPS integrado (como do HB20), já era suficiente pra eu ficar satisfeito ou um espelhamento de tela nativo (nota 3). Um plus seria programas integrados úteis ao volante como GPS, Maps, Players... (nota 4). Ainda mais, se já tivesse 3G ou 4G nativo seria nota Máxima. Claro que essa prioridade varia de pessoa a pessoa, pra mim essa é a prioridade.

      Excluir
    2. Amigo, tenho um CRUZE LTZ 2018 com o Mylink atual (12/09/2018). Tenho duas notícias. Uma boa e uma ruím. A notícia boa:sistema atual tem GPS; A notícia ruím: o GPS até se localiza corretamente e rápido, mas o MAPA não é atualizável (!!!), ou seja, em 2 anos não servirá para nada, a não ser te jogar em ruas contra-mão e por caminhos impossíveis. E só se conecta com Waze e Google Maps. Qualquer outro mapa ele não espelha. Resumindo: uma grande M......

      Excluir
  17. Mylink 2 no tiene galería como lo instaló

    ResponderExcluir
  18. Pensa em alguma coisa que NÃO PRESTA. Chevrolet Mylink, o mais novo que existe em 12/09/2018. Controle e operação das músicas em pendrive é TOSCO. GPS não permite atualização de mapas. Espelhamento através dp Android Auto é muito limitado. Programas que podem ser espelhados e que valem alguma coisa são reduzidos. Não pense que é possível fazer um espelhamento de verdade do seu smarphone, como é possível com o Mirroring Screen, por exemplo. Assim como os controles do som, o espelhamento é limitado e também TOSCO. A palavra que eu teria e disse para a Chevrolet por escrito é DECEPCIONANTE. Mas eu diria no popular: UMA GRANDE PORCARIA.

    ResponderExcluir
  19. Uma merda msm, qd comprei meu prisma a propaganda dizia q se conectava em qlq smartphone, fui descobrir depois qd retirei o veiculo q só Iphone por usb e android apenas áudio por Bluetooth. Informação essa obtida em pesquisas feitas na net. Ou seja paguei um absurdo em um veículo completo pra vir com um Rádio com Tela grande. RIDÍCULO.

    ResponderExcluir
  20. Pessima qualidade de som, equalizador básico, não se ouve um detalhe das músicas, péssimo. Um pionner é um trilhão de vezes melhor em qualidade sonora, não digo potência, digo qualidade.

    ResponderExcluir
  21. De uma hora para outra parou de funcionar o Android auto
    Usb não suportado
    Alguém tem solução ou desisto de usar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. testei cabos
      Fusível
      Testei com outro celular
      Instalei android auto novamente
      Ufa....

      Excluir
  22. mylink é falta de consideração com os clientes, um sistema ridículo , super ultrapassado.

    ResponderExcluir
  23. Tô com um problema bem xato
    Meu mundo linl 3
    Em cobalt 2019 não reconhece meu aparelho via usb Galaxy A5 samsung . Já tentei de tudo mas quando clico em PROJEÇÃO só aparece a seguinte frase "para usa esse recurso , conecte dispositivo suportado via USB " TÔ A 4 MESES COM O CARRO E NUNCA CONSEGUI ULTILIZALO COM EFICACIA .

    se alguém puder me ajudar a dividir algo , fico muito grato .

    ResponderExcluir
  24. Tô com um problema bem xato
    Meu my link 3
    Em cobalt 2019 não reconhece meu aparelho via usb Galaxy A5 samsung . Já tentei de tudo mas quando clico em PROJEÇÃO só aparece a seguinte frase "para usa esse recurso , conecte dispositivo suportado via USB " (conectado via usb e carregando normalmente . TÔ A 4 MESES COM O CARRO E NUNCA CONSEGUI ULTILIZALO COM EFICACIA .

    se alguém puder me ajudar a dividir algo , fico muito grato .

    ResponderExcluir
  25. Bom tive mesmo problema
    O que eu fiz.. como meu celular acho que é pior que o seu .. meu J6 samsung
    Primeiro deixei o celular com poucos aplicativos..
    Depois .. Acho que isso deu msis certo
    Desinstalei e instalei várias vezes o Android auto
    Aí quando comprei até um suporte para meu celular e desistir de usar o my link voltou a funcionar..
    Vai tentando e rezando aí amigo

    ResponderExcluir
  26. Tenho um prisma com MyLink e funciona perfeitamente, tanto áudio, vídeos ou fotos com um pendrive de 64Gb conforme informações do manual do proprietário!!!

    ResponderExcluir